O governo vai antecipar para 2015 o desligamento do sinal analógico de televisão nas grandes cidades, informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta terça-feira. Nos municípios o interior, o desligamento está previsto para 2018.
O cronograma anterior previa que o desligamento total da TV analógica, que será substituída pela digital, seria concluído em 2016. Segundo o ministro, a flexibilização das datas é para priorizar a liberação do espectro de 700 mega-hertz nas grandes cidades, que será licitado para a tecnologia 4G no ano que vem, e também para diminuir o risco de problemas na digitalização do sinal.
- Se fizer tudo em uma data só é mais difícil de administrar, a demanda por aparelhos será muito grande, aumenta o risco de termos problemas - disse.
Paulo Bernardo também anunciou que a presidenta aprovou a migração das emissoras de rádio da faixa AM para a faixa FM. O objetivo é melhorar a qualidade das rádios AMs do país. A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e das associações estaduais de radiodifusão, que consideram a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.
Antecipação
Desligamento da TV analógica deve começar em 2015 e terminar em 2018
Cronograma tem início com o desligamento do sinal nas grandes cidades do país
GZH faz parte do The Trust Project