O final de semana gaúcho deve somar mais de 50 manifestações em todo o estado. Nesse domingo, pelo menos 17 cidades terão caminhadas e protestos com as mesmas reivindicações observadas nos atos já realizados. A redução no valor da passagem, mais investimentos em saúde e educação, além de pautas regionais.
Durante a manhã, dois protestos foram realizados na Região Carbonífera e no Vale do Paranhana. Em Arroio dos Ratos, cerca de 50 pessoas bloquearam a BR 290 na altura do km 152 no início da tarde, com liberação a cada 15 minutos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não há mais bloqueios na rodovia. Em Rolante, 150 manifestantes realizaram passeata nas principais vias da cidade.
À tarde, manifestações ocorreram em diversos municípios. Todas aconteceram de maneira pacífica, sem maiores incidentes.
Capão da Canoa: Foi o ato que reuniu maior número de manifestantes no litoral gaúcho. Cerca de 2 mil pessoas participam de protesto pacífico na cidade. Eles se concentraram nas ruas do centro e em frente à prefeitura.
Arroio do Sal: Cerca de 50 pessoas realizaram ato pela principal avenida da cidade
Pananbi: A manifestação durou cerca de uma hora e reuniu por volta de 800 pessoas.
Mostardas: caminhada no centro reuniu cerca de 150 pessoas.
Tapes: Cerca de 100 pessoas realizaram manifestação nas ruas do centro da cidade e em frente à prefeitura
Canela: Foi o ato com maior número de participantes no Estado: aproximadamente 3 mil pessoas, segundo a Brigada Militar. rumaram da Catedral de Pedra até à Rua Coberta, em Gramado.
Taquara: protesto reuniu de 800 a mil pessoas e encerrou por volta das 17h40. Os manifestantes saíram da Câmara de Vereadores e seguiram para o Parque do Trabalhador. Eles chegaram a bloquear a RS-020 e RS-239.
São Gabriel: Foi o menor ato do dia. Apenas 20 pessoas fizeram uma caminhada no centro da cidade.
Antônio Prado: Aproximadamente 200 pessoas saíram da cidade de Ipê e fizeram caminhada até o centro de Antônio Prado pela RS-122. Sem incidentes.
Erechim: Duas mil manifestantes, segundo a Brigada Militar, participara da manifestação em Erechim. Eles caminharam pelas avenidas Maurício Cardoso e Sete de Setembro. O ato foi contra a PEC 37 e a corrupção no Brasil.
Montenegro: Uma caminhada foi realizada à noite por ruas do centro da cidade.
Sapiranga: A RS-239 ficou aproximadamente dez minutos bloqueada nos 2 sentidos por cerca de 300 manifestantes.
Venâncio Aires: em torno de mil pessoas participaram do ato que durou cerca de duas horas
Flores da Cunha: Conforme a Brigada Militar, cerca de 350 pessoas realizaram uma caminhada pelas ruas centrais da cidade.
São Marcos: Centenas de pessoas fizeram uma passeata pelas ruas do centro da cidade.
Torres: Em torno de 100 pessoas parciripam do ato. O trajeto é do parque do balonismo até praia da cal. Há possibilidade de bloqueio na Rota do Sol
Bagé: Centenas de pessoas realizaram passeata pelas ruas do centro da cidade.
Gaúcha
Ao menos 20 cidades do RS realizaram manifestações pacíficas nesse domingo
Não há mais bloqueios na BR 290
Mateus Ferraz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: