A Agência Nacional de Transportes Terrestres revelou nesta segunda-feira uma lista com mais de 10 obras pendentes no contrato da Autopista Litoral Sul no trecho de pedágio da BR-101.
Segundo o documento apresentado pela ANTT, em 5 anos de concessão, menos de 20 por cento das obras obrigatórias foram realizadas.
Em 2010, a empresa deixou de cumprir 90% dos trabalhos. No ano de 2011, foram quase 85%. Já em 2012, pouco mais de 90% das obras não foram executadas. Com a não realização das obras, concessionária deixou de investir cerca de 700 milhões de reais.
No documento, a ANTT reconhece que "os atrasos e as falhas apuradas não podem ser tratados como pontuais". A partir de agora, o órgão considera, a postura da Autopista "inadequada e deficiente". Segundo Superintendente do DNIT de Santa Catarina, João José dos Santos, os veranistas gaúchos devem enfrentar problemas a partir de dezembro em função das obras da ponte de Laguna. "A previsão de término da ponte de Laguna é para 2014, por isso os gaúchos terão que ter paciência neste verão", afirma o Superintendente.
Ainda de acordo com o documento da ANTT, a Autopista tem um prazo improrrogável de 10 dias para apresentar um plano de trabalho com cronograma de execução. A Autopista informou que o plano solicitado pela ANTT vai ser entregue no prazo e disse que não concorda com os números apresentados.
Sobre a praça de pedágio de Palhoça, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina, a Fetrancesc, considerou precipitado o fim da concessão, determinado na semana passada.
A duplicação da BR 101 já foi concluída há 2 anos no trecho gaúcho entre Osório e Torres, mas no trecho catarinense, ainda faltam pontos importantes como a ponte de Laguna e o Morro dos Cavalos em Palhoça, os trabalhos permanecem.
O contrato entre o Dnit e o consórcio responsável pela construção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, prevê a conclusão em 2015. Mas, a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu ao Ministério dos Transportes e ao Dnit um esforço para que a obra seja inaugurada em 2014.
Gaúcha
ANTT revela lista com mais de 10 obras pendentes no trecho de pedágio da BR-101
Em menos de 5 anos de concessão, menos de 20% das obras obrigatórias foram realizadas
Voltaire Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: