A Vigilância Sanitária da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo interditou, nesta quarta-feira, em medida cautelar, por 90 dias, a indústria fornecedora de alimentos apontados como causa da intoxicação de 255 pessoas na cidade.
A empresa fornecia alimentos para a Casa do Pastel, conhecida também como Hermes, que fica na Rua Antunes Ribas, no centro, onde a maioria das pessoas teria consumido lanches como pasteis, cachorros-quentes, hambúrgueres e sofreram intoxicação alimentar.
- Decidimos tomar esta medida diante da gravidade do acontecimento, para dar uma resposta à sociedade. A indústria tinha autorização para fazer massas, como pastéis, mas também estava produzindo sanduíches e cachorros quentes ­- informa o coordenador regional de saúde, Lói Roque Biacchi.
Já a lancheria foi notificada pela vigilância municipal e está proibida de vender lanches enquanto a investigação não for concluída. Porém, até o final da tarde de quarta-feira, a Casa do Pastel continuava em funcionamento.
- A maioria dos pacientes que buscou atendimento no hospital apontou a mesma lancheria. Porém, essa indústria fornecia produtos para outros estabelecimentos também - complementa Biacchi.
A Coordenadoria de Saúde e a Vigilância Sanitária do município não conseguiram apurar, até o momento, se as pessoas que sofreram intoxicação consumiram lanches em outros locais de Santo Ângelo. E também não quiseram informar o nome da indústria apontada como fabricante dos lanches, enquanto as investigações não fossem concluídas.
- O critério utilizado é que não se divulga o nome da empresa antes do julgamento do processo administrativo, pois todos têm direito à defesa. Assim como o consumidor tem seus direitos, a empresa também tem. Portanto, devemos aguardar o julgamento - expõe Sirlei Famer, chefe da Divisão de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde.
As equipes de vigilância recolheram amostras de alimentos na indústria e na lancheria e encaminharam o material para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). A chefe da Divisão de Vigilância observa que estão sendo aguardados os resultados dos exames, mas não estabeleceu uma data para a divulgá-los.
A Casa do Pastel não quis se manifestar sobre o assunto, apenas informou que vai aguardar o resultado dos testes de laboratório para se pronunciar.
Segundo o Hospital Santo Ângelo, 10 pessoas seguem internadas em razão da intoxicação alimentar, com o estado de saúde regular.