Porto Alegre quer saber como será o metrô que ligará o Centro à Zona Norte. E, mesmo com o prazo para apresentação de projetos adiado de 10 de janeiro para esta quinta-feira, chegaram à prefeitura apenas duas propostas das cinco esperadas.
Os projetos e estudos técnicos serão agora estudados pela prefeitura e, segundo o prefeito José Fortunati, caso estejam de acordo com o proposto, em 60 dias os porto-alegrenses terão uma avaliação e a apresentação do projeto final. A princípio o cronograma de início das obras se mantém inalterado (entre julho e setembro), mas também dependerá da avaliação.
A seleção do vencedor será realizada por um grupo técnico composto por representantes das secretarias municipais de gestão (SMGes), da Fazenda (SMF), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
As empresas apresentaram projetos que incluem tipo de trem, concepção das estações, forma de escavação dos túneis, esquema de integrações com outros meios de transporte, bilhetagem eletrônica e urbanização da área ao longo do trajeto de 14,88 quilômetros, incluindo paisagismo e ciclovias.