Um crime ambiental. Foram quatro meses de apuração. Dezenove dragas flagradas, extraindo areia das margens ou de locais proibidos no Rio Jacuí. Em desacordo com as licenças de operação emitidas pela Fepam, que restringem horários, locais de extração do minério e distância mínima de 50m das margens, as dragas trabalham a todo vapor durante a noite em Charqueadas.
A Fepam não tem um ecobatímetro, equipamento capaz de medir a profundidade do rio, não tem pessoal suficiente, portanto, não fiscaliza de forma adequada, ou seja, libera licenças sem a certeza dos impactos que a mineração causa no leito e até mesmo no delta, local onde é expressamente proibida. OJacuí, rio com mais 800 quilômetros de extensão virou terra de ninguém.
Como o Rio Jacuí virou "terra de ninguém"
O que dizem as mineradoras sobre a extração irregular de areia
Percorrer o Rio Jacuí de lancha na companhia da Polícia impede qualquer flagrante de extração irregular de areia. Basta o barco entrar na água. É através do rádio comunicador que fiscais das mineradoras avisam uns aos outros que a Polícia está próxima. Mesmo assim, o trabalho para cobrir o crime ambiental segue, com a Operação Delta Jacuí. Embarcações flagradas em operação irregular em apenas 160 dos 800 quilômetros de extensão do Rio Jacuí. Na Ilha dos Dornelles, entre Triunfo e Charqueadas, um fiscal se aproxima e fotografa a equipe. O dono da ilha, Seu Antônio, já foi vítima da truculência dos olheiros que vigiam a área.
Extração ilegal de areia coloca em risco a navegação e o lazer nas praias que ainda sobraram no Jacuí
Os filhos de Isabel Teixeira de Souza, Darlan Denny Teixeira Silva, 30 anos, e Douglas Denny Teixeira Silva, 28, desapareceram nas águas do Rio Jacuí no último Natal. Eles podem ter sido vítimas da dragagem irregular da areia. Profundidade atípica para este rio e desconhecida pela família, que apesar de se mudar para São Paulo, continuava frequentando a praia do Biscoito, em Rio Pardo. Em São Jerônimo, o ecobatímetro denuncia mais de 11 metros de profundidade.
FEPAM anuncia medidas para ampliar controle sobre mineradoras
O presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, anunciou duas medidas para as empresas mineradoras que atuam no Rio Jacuí. Entre elas, a ampliação das restrições em relação a distância das margens ou que as empresas banquem o rastreamento, aumentando a área de monitoramento.