A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma tonelada de camarão na madrugada desta terça-feira, no km 498 da rodovia Pelotas-São Lourenço do Sul (BR-116), em Pelotas, no sul do Estado.
Por volta da meia-noite, a polícia abordou os veículos Chevrolet/Montana e Chevrolet/Kadett, com placas de Tubarão e Laguna, ambos de Santa Catarina. Cada automóvel carregava 500 quilos de camarão, cobertos por uma lona, com gelo dentro.
Os motoristas foram encaminhados à Polícia Civil de Pelotas, onde foi registrada ocorrência por crime ambiental, na qual responderão em liberdade. Em depoimento à polícia, eles admitiram transportar a carga para vender nas praias de Santa Catarina, onde há maior procura por camarão durante o verão.
A pesca de peixes é proibida entre outubro e fevereiro, época em que o cardume se reproduz. Se condenados, os condutores podem pegar uma pena de um a três anos de prisão.
Redes de pesca também foram apreendidas no sul do Estado
O Comando Ambiental da Brigada Militar fiscaliza a pesca ilegal durante o período do verão em todo o Estado. Na manhã de segunda-feira, o comando também apreendeu 112 redes utilizadas para pesca de camarão e outros peixes, encontradas na localidade de Barranco, em São José do Norte, no sul do Estado.
O comandante do Comando Ambiental, coronel Ângelo Antônio Silva, salienta que as redes feiticeira, compostas por três malhas e, extremamente, predatórias, são expressamente proibidas durante todo ano.
- Se a pesca ilegal, com equipamento danoso, continuar ocorrendo, os pescadores que pescam utilizando materiais adequados, durante a época permitida, não terão mais o que pescar e a cultura da pesca da região Sul vai acabar - relata Silva.
Sul do Estado
PRF apreende uma tonelada de camarão em Pelotas
Os veículos foram abordados quando saíam da cidade em direção a Santa Catarina
GZH faz parte do The Trust Project