Começa nesta segunda-feira a Operação Atlântico III, uma mobilização militar conjunta em que unidades de defesa estratégicas, como portos, refinarias, usinas hidrelétricas e nucleares, estarão ocupadas pelas Forças Armadas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Ao todo, serão 10 mil militares das tropas da Marinha, do Exército e da Força Aérea envolvidos, até o dia 30, no exercício coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão do Ministério da Defesa.
No Rio Grande do Sul, o comando da 3ª Divisão de Exército conduzirá as ações de tropas a partir de um posto de comando instalado inicialmente na localidade de Jaguari (confira no infográfico abaixo).
Paralelamente, de segunda a quarta-feira, serão planejadas e iniciadas ações de mobilização da comunidade do bairro Nova Santa Marta, de Santa Maria, com a finalidade de selecionar as famílias que tomarão parte das atividades de simulação da evacuação de parte da população residente no interior da chamada área de conflito para um local seguro - que será criado dentro do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, na mesma cidade.
A ação vai contemplar 200 pessoas, dentre elas, 137 crianças e adolescentes. O objetivo dessa prática é tirar um grupo de uma "área de risco", levá-lo a um local seguro e proporcionar-lhes uma nova situação, explica o coronel Paulo Roberto de Almeida Rosa, assessor de comunicação social da 3ª Divisão de Exército:
- Considerando a atuação militar em forças de paz da ONU, vemos que temos de estar preparados para um conflito maior. Ao mesmo tempo, aproveitamos para fazer um trabalho envolvendo os moradores desse bairro, pois temos quartéis naquela região, e o quartel tem de estar integrado e perceber as necessidades da sociedade local.
Com o apoio da liderança comunitária do Nova Santa Marta, os moradores receberão acompanhamento médico e odontológico, assistirão a palestras sobre prevenção a doenças, ao uso de drogas e à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Para as crianças e os adolescentes, haverá também atividades recreativas.