A grandiosidade do espetáculo de inauguração da Arena, dia 8 dezembro, justifica, na avaliação da direção do Grêmio e da empresa Arena Porto-Alegrense, que sejam cobrados ingressos de associados. Inconformados, muitos sócios têm protestado junto à Ouvidoria do clube e nas redes sociais.
Há registro de associados que não tiveram prioridade para comprar a própria cadeira. E de dificuldades de acesso ao site www.arenapoa.com.br, única forma de adquirir ingressos.
Antes do jogo contra o Hamburgo, marcado para 22h30min, serão apresentados shows de dança e música, marcados por efeitos especiais com tecnologia de última geração, conforme a programação. A direção será de Aloyzyo Filho, ex-Rede Globo.
- Poderíamos trazer um clube muito mais barato e pagar US$ 100 mil. Aí, seríamos criticados por não valorizar a inauguração - comenta um dirigente.
Conforme a direção, o custo ao torcedor seria menor se fossem vendidas todas as cotas de patrocínio colocadas à disposição do mercado, o que não ocorreu.
Os números do espetáculo:
- 820 bailarinos, sendo 320 crianças;
- 198 artistas e músicos;
- 300 pessoas envolvidas na pré-produção e produção do evento;
- 360 refletores robotizados, 160 refletores para cobertura do estádio, 12 canhões, 32 mil metros de fiação.
- O equipamento de iluminação será três vezes maior do que o utilizado no show de Paul McCartney em Porto Alegre
- 200 mil watts de sonorização feita com o mesmo equipamento do Rock in Rio 2011.
- 7 projetores que totalizam 200 mil ANSI Iumens, o equivalente a projeção de 30 salas de cinemas atuais
Alguns dos custos:
Hamburgo - R$ 2,7 milhões
Show do Blue Man Group - R$ 350 mil
Proteção do gramado - R$ 300 mil
Shows aéreos - R$ 400 mil
Cenografia e coreografia - R$ 2,5 milhões
Gastos com iluminação (a mesma utilizada na apresentação brasileira no encerramento dos Jogos de Londres) - R$ 500 mil
Os organizadores também citam despesas com pessoal de segurança, limpeza, orientadores, recepcionistas, operadores de bares, técnicos, mídia e pagamentos de taxas ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), entidade que controla a distribuição de direitos autorais pela execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.
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