Os moradores de Bagé, na Campanha, terão o abastecimento de água normalizado a partir deste sábado. Desde janeiro, eles enfrentam racionamento de 12h diárias.
A decisão do Departamento de Água e Esgotos (Daeb) de suspender o racionamento foi tomada devido a chuva dos últimos dias, que recuperou plenamente os níveis das barragens do Piraí e Emergencial e aumentou consideravelmente o nível da barragem da Sanga Rasa, que está apenas 2m70cm abaixo do normal. O reservatório, principal da cidade, chegou a estar 8m60cm abaixo do normal, em junho.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 127 milímetros de precipitação em setembro, mês que tem média histórica de 159 milímetros. Mesmo com a recuperação das barragens, o déficit pluviométrico no município ultrapassa os 1,8 mil milímetros. Desde agosto de 2010, com exceção de fevereiro deste ano, não chove acima da média histórica.
No entanto, o Daeb seguirá em alerta, devido à proximidade do período de aumento das temperaturas, quando o consumo cresce.
Alívio na Campanha
Racionamento em Bagé será suspenso a partir de sábado
Moradores enfrentam corte de 12h diárias no abastecimento desde janeiro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: