Sucesso de público desde que se iniciou a travessia Porto Alegre-Guaíba, o catamarã está prestes a atracar na zona sul da Capital. A novidade deverá provocar mudanças na paisagem entre o Guaíba e a praça localizada em frente ao BarraShoppingSul.
Após encaminhar documentos e croquis do projeto para análise da Marinha, a prefeitura aguarda a licença provisória para começar as obras do píer de cem metros de comprimento - 30 dos quais rio adentro, - que marcará a derivação da travessia em funcionamento hoje. De acordo com o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a partir da liberação, a estimativa é de que a estrutura fique pronta em 30 dias:
- Já cumprimos as exigências iniciais, como a revitalização da praça, que recebeu iluminação.
Pensadas a partir de uma pesquisa feita entre os usuários do catamarã, as paradas no BarraShopping ocorrerão, inicialmente, apenas em alguns horários. A licença pleiteada pela EPTC para iniciar os trabalhos é de um ano. Com o começo das operações na Zona Sul, no entanto, a intenção é preparar o pedido de liberação para 30 anos.
- Temos uma orla inteira para ser aproveitada - destaca o gerente de planejamentos estratégicos de mobilidade da EPTC, Antônio Vigna.
Segundo Vigna, outros pontos já são visados para entrar na rota do catamarã. Na Zona Sul, o preço da construção do píer, que será custeado pela CatSul e pelo grupo Multiplan, é R$ 150 mil. Para o trajeto do BarraShopping até o Cais do Porto, o tempo estimado é de 11 minutos. A bilheteria deverá ficar no estacionamento do shopping center.