Aos entusiastas de O Artista (2011), uma boa nova: Os Infiéis (Les Infidèles, 2012) produção francesa que estreia neste feriado na Capital, traz a chance de rever o trabalho da dupla Jean Dujardin e Michel Hazanavicius, respectivamente o protagonista e o diretor do filme que foi o grande vencedor do Oscar deste ano.
Dujardin e Hazanavicius assinam a direção de dois dos sete episódios que compõem Os Infiéis. Como o nome indica, o longa compila sete histórias sobre infidelidade conjugal. Masculina, em todos os casos. Entre os demais diretores, estão o ator Gilles Lellouche, visto em Paris (2008) e Até a Eternidade (2010), no qual dividiu a cena com Dujardin, e também Fred Cavayé, roteirista de 72 Horas (de Paul Haggis, 2010), Jan Kounen, que assinou o ótimo Coco Chanel & Igor Stravinsky (2009), e Emmanuelle Bercot, atriz de Polissia (2011), que neste fim de semana seguirá sendo exibido em sessões de pré-estreia em Porto Alegre.
De alguma forma, todas as histórias de Os Infiéis estão inter-relacionadas. E todas têm uma pegada de humor, embora sua abordagem dramática a partir de situações como uma conferência internacional num hotel e uma reunião de um grupo de pessoas viciadas em sexo.
Dujardin e Lellouche são os protagonistas, mas outros rostos conhecidos do cinema francês recente também aparecem em cena. Entre eles Laurent Cotillard, primo de Marion Cotillard e ator de Maria Antonieta (2006), e Guillaume Canet, marido de Marion Cotillard, diretor de Até a Eternidade e ator de Apenas uma Noite (2010), que está em cartaz na Capital e no qual dividiu a cena com Keira Knightley, Eva Mendes e Sam Worthington.