Os moradores de Porto Lucena, cidade do noroeste gaúcho que teve mais de 90% de suas 2,6 mil casas danificadas pelo granizo na terça-feira, recebeu apoio do Exército nesta quinta para ajudar nos reparo às residências.
Leia mais:
Mau tempo deixa Porto Lucena em cenário de guerra
Policial Militar abriga famílias e resgata crianças em meio ao temporal
"Achei que fosse terminar o mundo", relata moradora
Duas dezenas de homens do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizada, localizado no município de Santa Rosa, vão trabalhar junto com os moradores consertando telhados até pelo menos o domingo.
- Estamos espalhados em várias regiões da cidade, dando prioridade para pessoas que estão fazendo os reparos sozinhas, ou que estão com o serviço mais atrasado - afirma o sargento Lucas Burghausen.
Um dos moradores auxiliados pelos militares é o caminhoneiro Carlos Pletsch, 49 anos. Com a casa ainda exposta pelos furos na cobertura, ele passou a contar com o reforço de dois soldados para instalar lonas pretas.
- Eu estava ajudando um vizinho para que depois ele me ajudasse. Com a chegada do pessoal do Exército, fica mais fácil e rápido - comemorou.
Defesa Civil distribui lonas aos moradores de Porto Lucena
Foto: Fernando Gomes
O trabalho de reconstrução do município de 5,4 mil moradores está contando com o retorno do sol. Até ontem, a continuidade do mau tempo dificultava que a população recuperasse danos e colocasse roupas, móveis e colchões a céu aberto para secar. Agora, centenas de casas exibem os pertences pessoais nos pátios.
Segundo o prefeito Leo Miguel Weschenfelder, ainda há alguns pontos da cidade sem energia elétrica, e o abastecimento de água deve começar a se normalizar no começo da tarde de hoje. Postes de luz caídos na rua foram reerguidos, mas ainda há muitos galhos de árvore nas calçadas.
- Esperamos receber a partir de sexta-feira 37 mil telhas da Defesa Civil - afirmou o prefeito.
No final da tarde de hoje, Weschenfelder deverá se reunir com representantes de setores como comércio, agricultura e outros para estimar o prejuízo sofrido pela cidade com o temporal de terça-feira. Os números deverão ser apresentados pessoalmente ao governador Tarso Genro, que deverá visitar Porto Lucena na manhã de sexta-feira.