O Comitê Gestor de Parceria Público-Privada de POA confirmou o cronograma para o lançamento da licitação para o metrô de Porto Alegre. No dia 10 de setembro, está prevista a liberação da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), em que estarão estabelecidos todos critérios necessários para o projeto. As propostas deverão apresentar diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação ao usuário, bem como concepção dos terminais e estações.
Saiba mais: A construção do metrô
No dia 12 de novembro, devem ser recebidas as propostas. Segundo o cronograma, no primeiro trimestre de 2013 será escolhido a melhor proposta e o lançamento da licitação. O início das obras está previsto para, no máximo, setembro de 2013.
O avanço no desenvolvimento do projeto foi possível a partir da publicação, no último dia 8, da Medida Provisória do governo federal que autorizou a modelagem financeira proposta para Porto Alegre. O documento, que trata das regras para licitação e contratação de parceria público-privada, autoriza a liberação do recurso federal previsto para o projeto durante a execução da obra e ainda prevê a não incidência de tributos federais.