O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, acordaram nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho para discutir medidas para acabar com a exigência de visto entre os dois países.
Segundo comunicado do Itamaraty, a primeira reunião do grupo deverá ser realizada em Washington até novembro. O grupo, que será composto por representantes de ambos os governo, deverá discutir "um controle imigratório mais expedito e iniciativas relativas à isenção de vistos entre os dois países".
A iniciativa faz parte do aprofundamento da cooperação bilateral, acordado entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em abril deste ano, quando a mandatária brasileira esteve em Washington.
Na época, ambos se comprometeram em estreitar a colaboração "para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto".