Uma pesquisa sobre desenvolvimento sustentável divulgada na segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Pampa gaúcho é o segundo bioma mais devastado do país.
Com o desmatamento de 54% da sua área original (de cerca de 177 mil quilômetros quadrados) até 2009, o Pampa só perde para a Mata Atlântica no triste ranking dos ecossistemas que mais sofreram com a ação humana.
De acordo com os dados do IBGE, o desmatamento no território brasileiro não amazônico ocorre numa proporção quatro vezes maior àquela verificada na Amazônia. Somando-se as áreas abrangidas por Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa (que totalizam quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados), cerca de 2,6 milhões de quilômetros quadrados já foram destruídos pela ação humana - em comparação, todo o território argentino tem cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados.
A pesquisa revela que o Pantanal é o bioma mais preservado do país, tendo perdido 15% da área original (de 150 mil quilômetros quadrados).
O levantamento do IBGE leva em conta dados colhidos até 2009. Para ler a pesquisa na íntegra, vá até a página do instituto.