A frente fria que chegou no início da manhã desta terça-feira às fronteiras Sul e Oeste já espalha chuva e temporais todo o Estado e amenizou o calor. Também houve temporal em Cruz Alta.
No meio da tarde, a instabilidade havia alcançado o Noroeste (onde provocou temporal em Cruz Alta, o Centro, a Serra e a Região Metropolitana, provocando trovoadas e pancadas em várias localidades, inclusive na Capital.
No Litoral Norte, precipitações já eram registradas em Osório, mas nas praias ainda era nublado e os útimos veranistas ainda permaneciam à beira-mar. Deve chover na região até o início da noite. Em Gramado, na Região das Hortênsias, a chuva começou por volta das 16h45min e durou cerca de 20 minutos. Sem vento, não houve registro de estragos na cidade. Uma hora antes, havia chovido em Caxias do Sul.
A passagem da frente fria reduziu significamente o calor que infernizou os gaúchos nos últimos dias. Em Uruguaiana, que no domingo registrou a temperatura mais alta do Estado neste verão, com 41°C, a máxima caiu para menos de 25°C depois da chuva intensa que caiu pela manhã - o acumulado passou de 51 mm, segundo a estação local do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Caxias de Sul, que teve máxima de 29,7ºC, às 15h, a temperatura baixou para 23ºC, às 17h. Em Gramado, caiu de 28ºC para 20ºC, depois da passagem da chuva.
No Estado, a máxima foi em Campo Bom, com 37,3°C. Em Porto Alegre, chegou a 34,6°C - ambas medidas antes da chegada da frente fria.
Alívio que veio do céu
Chuva se espalha pelo Estado e reduz o calor
Instabilidade já atingiu quase atingiu quase todas as regiões
GZH faz parte do The Trust Project