O guard-rail da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, vai usar plástico reciclável. O material servirá para minimizar impactos. A definição do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira. O trabalho é do arquiteto Rodrigo Troyano e havia sido pré-selecionado entre 37 projetos enviados para o Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB-RS). Ao fim do concurso, foi selecionado por uma comissão entre três finalistas. O resultado da votação foi unânime. O arquiteto vencedor receberá em torno de R$ 4,5 mil referentes a 40 horas de trabalho.
Pelo projeto selecionado, cada metro do guard-rail vai custar R$ 150. A estimativa é que o investimento total com a proteção seja de aproximadamente R$ 1,9 milhão. A instalação deve começar ao longo do mês de fevereiro.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, ficou satisfeito com o modelo de guard-rail escolhido.
- O custo de R$ 150 por metro era um dos critérios para que os projetos fossem apresentados. Além disso, teria de ser com um material de fácil obtenção, com mais de um fornecedor, para que a EPTC possa adquirir no mercado e fazer a manutenção quando houver necessidade - disse Cappellari - O projeto pode passar por alguns ajustes, mas faremos reuniões técnias para concluir tudo o mais rápido possível - concluiu.
A escolha do guard-rail ocorreu 20 dias após o início de uma polêmica que envolveu especialistas e repercutiu entre internautas. A controvérsia ocorreu por causa do modelo apresentado inicialmente pela prefeitura. Feita em toras de eucalipto, a proteção foi alvo de duras críticas de arquitetos e urbanistas e provocou intenso debate nas redes sociais. Com isso, a prefeitura resolveu pedir ajuda de arquitetos para definir o modelo.
Estimativa da EPTC indica que para cada quilômetro da ciclovia sejam gastos R$ 250 mil. Como são 9,4 km da estrutura entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho, o valor estimado apenas para ciclovia seria de aproximadamente R$ 2,3 milhões.
A obra pronta, inclusive com o guard-rail, deve ser entregue até o fim de 2012.
Conheça o projeto vencedor:
Rodrigo Troyano
(Clique na imagem para ver o projeto completo)
Em seu projeto, Rodrigo Troyano destacou o conceito de que a defesa, feita em plástico reciclável, funcionará como uma espécie de "almofada", capaz de absorver o impacto dos ciclistas:
- A estética é importante, mas estávamos preocupados com a segurança do ciclista quando ele tocasse esse guarda-corpo numa eventual queda. O projeto conta com uma estrutura plástica, oca por dentro, com 40 centímetros de largura.
- No nosso escritório, três dos quatro sócios usam bicicletas. Apresentamos um diálogo de um ciclista com os arquitetos para compreender as necessidades dos ciclistas - explicou.
Veja os outros trabalhos que concorreram:
Alan Furlan
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A ideia do arquiteto era aproveitar madeiras de reflorestamento, abundantes no Estado, e moeirões de concreto, que seriam produzidos em Viamão.
Em síntese, o projeto previa cinco ripas de madeira de cedro ou de eucalipto, com 15 centímetros de largura. Conforme Furlan, o projeto é sustentável, tem solução técnica e apresenta baixo custo.
- Executamos algo parecido em Novo Hamburgo, que tinha um guarda-corpo que impedia as pessoas de caírem dentro do Arroio Pampa. Seguimos a mesma lógica, de utilizar materiais fáceis de encontrar para diminuir os custos.
Tiago Zulian
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O arquiteto Tiago Zulian projetou uma ciclovia que conta com duas proteções laterais, colocadas uma em baixo da outra, que podem ser feitas com material plástico reciclável ou com madeira de reflorestamento.
- Gostei muito de ter sido escolhido, pois sou um defensor das ciclovias. Já pedalei de Porto Alegre a Caxias do Sul.
As proteções seriam sustentadas por moirões de concreto ao longo de toda a extensão da ciclovia.
- O ideal é que um ciclovia não conte com defensas, mas como é necessário, nosso projeto procura interferir o mínimo possível na paisagem da avenida - diz Zulian.
Comissão que decidiu o vencedor:
- Rogério Malinsky e César Wagner, arquitetos indicados pelo IAB
- Helton Scheer de Moraes, representante dos ciclistas
- Gisele Porto Munhoz, da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov)
- Antônio Carlos Selbach Vigna, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
Em enquete realizada por Zero Hora sobre os três projetos pré-selecionados, os internautas se dividiram da seguinte forma:
- 46,06% dos votos para Tiago Zulian
- 45,45% dos votos para Rodrigo Troyano
- 08,46% dos votos para Alan Furlan