O Campeonato Brasileiro de 2004 foi melancólico para a Dupla Gre-Nal. Enquanto o Grêmio terminou na última colocação entre os 24 clubes, o Inter ficou apenas na oitava posição, longe da Libertadores. Na 37ª rodada, os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul se encontraram no Estádio Olímpico para um jogo que era chave apenas para o Grêmio, que precisava de uma vitória para seguir com chances de não ser rebaixado. Distante da Libertadores, o Inter tinha o mesmo objetivo que o Grêmio terá neste domingo: atrapalhar os planos rivais.
Leia mais:
Em 2008, Inter goleou e tirou a liderança do Grêmio após 13 rodadas no Brasileirão
No clássico que ocorreu em um sábado abafado e chuvoso, dia 23 de outubro, o Inter venceu por 3 a 1 e deixou o adversário na lanterna do Brasileirão.
O primeiro tempo, no entanto, foi equilibrado, com o Grêmio arriscando mais e tendo as melhores chances. Logo aos dois minutos, Arilson entrou sozinho nas costas da zaga colorada e cabeceou para fora. Aos 23 e aos 28, em chutes de Marcelinho e Arílson, o Tricolor obrigou Clemer a fazer boas defesas. Aos 35, Marcelinho fez grande jogada pela ponta-esquerda e cruzou. Christian cabeceou fraco e a zaga do Inter afastou antes que a bola entrasse.
A partir de então, o domínio foi amplamente colorado. Aos 43, Fernandão lançou Diego, que adiantou a bola e sofreu falta de Claudiomiro na entrada da área. O zagueiro acabou expulso. Na cobrança, Chiquinho chutou por cima. Com um a mais, o Inter sobrou e encurralou o Grêmio na segunda etapa.
Aos 11, Diego fez 1 a 0 após aproveitar rebote de cabeçada de Rodrigo Paulista que bateu na trave. Aos 15, Chiquinho cobrou falta no poste. Aos 20, Rodrigo Paulista cruzou da direita e a zaga gremista desviou contra o próprio gol, novamente na trave. Aos 23, o mesmo Rodrigo Paulista deu um chapéu em Baloy e quase marcou um golaço. Na sequência, aos 28 minutos, Diego recebeu lançamento, livre, na grande área, e chutou forte para boa defesa do goleiro Márcio. No escanteio, Fernandão ampliou: 2 a 0.
O Grêmio resistia como podia e criou boa chance apenas aos 33 minutos. Christian arriscou de fora da área e Clemer espalmou para escanteio. Mas aos 37, Rodrigo Paulista consolidou a vitória após receber a bola no lado direito da grande área e chutar forte, no meio do gol. Aos 46, Anderson - atualmente no Manchester United - descontou para o Grêmio e deu números finais ao clássico 363.
Ficha técnica da partida:
GRÊMIO
Márcio; Baloy, Fábio Bilica e Claudiomiro; Luciano Martins (Luciano Santos), Cocito, Arílson (Yan), Emerson, Fábio Pinto (Anderson), Christian e Marcelinho.
Técnico: Cuca.
INTER
Clemer; Wilson, Sangaletti, Vinícius e Chiquinho (Galego); Cleiton Xavier (Rodrigo Paulista), Edinho, Gavilán (Bolívar) e Marabá; Diego e Fernandão.
Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Paulo César Oliveira.
Assistentes: Ana Paula Oliveira e Maria Eliza Barbosa.
Cartões amarelos: Luciano Martins e Cocito (Grêmio); Chiquinho (Inter).
Cartões vermelhos: Claudiomiro (Grêmio).
Gols: Diego (11min), Fernandão (28min), Rodrigo Paulista (37min) e Anderson (46min). Todos no segundo tempo.
» Veja bares para assistir ao Gre-Nal em Porto Alegre
» RBSTV transmite o jogo às 17h
Série Pedra na Chuteira
Em 2004, Inter venceu o Grêmio no Olímpico e praticamente rebaixou o rival
Em um sábado abafado e chuvoso, vitória por 3 a 1 deixou Tricolor na lanterna do Brasileirão
GZH faz parte do The Trust Project