A nomeação de Rosa Maria Weber Candiota para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) foi assinada na noite desta quinta-feira pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a Casa Civil da Presidência da República, a nomeação será publicada ainda esta noite em edição extra do Diário Oficial da União.
Rosa Weber vai ocupar a vaga de Ellen Gracie que se aposentou em agosto deste ano. A cerimônia de posse está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira pela manhã, conforme informou o STF.
Com a posse, o Supremo completa o seu quadro de 11 ministros.
Quem é Rosa Maria
Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre (RS). Aprovada em primeiro lugar em exame vestibular, ingressou em 1967 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, também em primeiro lugar, em 1971, como aluna laureada.
Inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS) de 1975 a 1976, ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi professora da Faculdade de Direito da Pucrs no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1989/90, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Convocada em maio de 2004 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho, em 21 de fevereiro de 2006 tomou posse no cargo de ministra deste Tribunal.
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil