Um filhote de lontra que foi encontrado em lagoas perto da praia do Cassino, em Rio Grande, é a mais nova atração do zoo de Gramado. O animal foi recolhido quando tinha apenas três meses. Trata-se de um jovem macho, que chegou em Gramado no final de maio e ficou aos cuidados de veterinários até o início de julho.
- Por se tratar de um animal que desde jovem se habituou ao convívio com humanos e a receber o alimento sem ter de caçar, sua reintrodução na natureza não é possível - explica o veterinário Rafael Pagani.
Características:
As lontras (de nome científico Lontra longicaudis), são animais carnívoros que se alimentam basicamente de peixes. No entanto, pequenos mamíferos, répteis e aves eventualmente podem fazer parte da dieta desses animais na natureza.
Elas vivem próximas aos lagos e rios com bastante vegetação. Quando adultos, pesam até 15 kg. Sua coloração da parte superior varia do marrom claro ao escuro. A pelagem é curta, macia, porém bastante densa. Quando está caçando tem por hábito pegar o alimento e comer na beira do rio.
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas as populações de lontras estão diminuindo, principalmente por causa da poluição de rios e lagos, além da destruição das florestas próximas ao ambiente aquático.
Filhote de lontra encontrado no sul gaúcho vira atração no zoo de Gramado
Animal passou por cuidados veterinários, mas desde o início do mês está em um recinto para exposição
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: