A Andrade Gutierrez será a construtora responsável pela reforma do Beira-Rio visando à Copa do Mundo de 2014, obra avaliada em R$ 270 milhões. A informação foi passada pela Rádio Gaúcha momentos antes do clássico Gre-Nal 386 neste domingo. A confirmação do vencedor da licitação será anunciado pelo conselho encarregado nesta segunda-feira.
A empreiteira mineira já era a favorita para tocar as obras da casa colorada. Uma fonte ligada ao processo confirma que a proposta escolhida será a da Andrade:
- Pelos comentários dos conselheiros - 13 integram o órgão - a proposta escolhida deve ser mesmo a da Andrade.
Segundo a fonte, uma outra grande empresa do setor entrou no processo, mas a dificuldade nesse caso "é que foi meio fora do prazo" estipulado pelo Internacional. A empresa, no caso, era um consórcio formado pela paranaense CR Almeida e a argentina Carteloni. Caso semelhante foi o da Construtora Pelotense, do ex-secretário do governo gaúcho e ex-presidente das Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, Luis Roberto Andrade Ponte, e do Nex Group, grupo do Estado que recentemente se formou a partir da fusão das empresas Capa Engenharia, DHZ Construções, EGL Engenharia e LA Lomando Aita. Outra companhia que solicitou - mas não obteve - prazo maior foi a Construcap, que já faz parte, por meio de um consórcio com outras duas empresas, da reforma do Mineirão.
- As empresas reclamaram muito do pouco prazo, houve um grande desconforto com a negativa do Inter de ampliar o período estabelecido para apresentar as propostas. Esses grupos têm muita capacidade e poderiam tocar a obra. O Inter é um ente privado, não público, por isso, alguns dias a mais seriam bem viáveis. Por tudo que aconteceu, só podemos pensar mesmo que tudo foi feito para a Andrade Gutierrez vencer a licitação do Beira-Rio - disse a fonte ligada ao setor.
Na última quarta-feira, terminou o prazo para entrega dos projetos das construtoras. Um dia depois, foi realizada uma reunião dos dirigentes envolvidos diretamente na escolha da empresa com o Conselho de Gestão do clube e a empresa Ernst & Young, contratada para auxiliar no processo de escolha, para iniciar o debate.