Inaugurado em 1972 em Porto Alegre, o Túnel da Conceição passará pela primeira reforma estrutural completa a partir de 9 de outubro. A empresa EPT - Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, que venceu a licitação, realizará a recuperação das armaduras de concreto expostas, substituição do asfalto, meios-fios e calçadas, e construção de novo sistema de drenagem em um período de 18 meses.
Os detalhes da obra foram anunciados na manhã desta terça-feira pelo prefeito José Fortunati. Ao longo do período previsto para a execução das melhorias, uma ou duas faixas estarão bloqueadas para os veículos em cada sentido. Não ocorrerá bloqueio total do túnel, mas, para tentar minimizar os esperados engarrafamentos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará mudanças viárias no entorno.
As ruas Garibaldi e Santo Antônio funcionarão como um binário, com fluxo inverso ao atual. A Garibaldi levará em direção ao Centro e a outra, em direção ao bairro. Sinaleiras devem ser instaladas em pelo menos cinco diferentes pontos. O canteiro central da Farrapos será aberto no cruzamento com a Ernesto Alves. Também será aberta uma via ligando a estação rodoviária à Rua Barros Cassal.
Linhas de ônibus que circulam pelas ruas Garibaldi e Santo Antônio terão o itinerário alterado. As linhas que utilizam o túnel não sofrerão alterações em razão da obra.
Construído na gestão do prefeito Telmo Thompson Flores, o túnel é uma das mais complexas obras viárias da cidade. O custo da reforma é praticamente o mesmo orçado em 2000, quando a empresa paulista Tecpont elaborou o projeto, que só agora sairá do papel.
Em 2002, a prefeitura chegou a lançar edital da obra, mas o processo foi suspenso sob a alegação de que os valores definidos estavam defasados frente à elevação dos preços dos insumos da construção civil na época. De lá para cá, foram feitos apenas reparos emergenciais para conter problemas pontuais.
O CRONOGRAMA
14 de setembro - Implantação da sinalização sobre mudanças na região
25 de setembro - Início dos desvios de trânsito e implantação de rotas alternativas na região
9 de outubro - Início das obras, em até duas faixas por sentido
A REFORMA
l Custo: R$ 2,6 milhões
l Tempo de duração: 18 meses
l Início: primeira quinzena de outubro
l Fim: março de 2012
l Empresa responsável: EPT - Engenharia e Pesquisas Tecnológicas
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