
A Randoncorp tem a diversidade, a inclusão e a capacitação de pessoas como pilares fundamentais de sua estratégia ESG. A companhia entende que impulsionar talentos e promover um ambiente mais diverso gera impactos positivos na cultura organizacional, fortalece a inovação e o crescimento sustentável do negócio e contribui para um mundo melhor.
Esse compromisso é visto na prática em diversas ações da empresa, como a criação dos grupos de afinidade, que envolvem cerca de 300 colaboradores nas temáticas voltadas às mulheres, raças e etnias, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+. A sensibilização sobre esses temas ocorre em todos os níveis da corporação, reforçando a visão de que contar com pensamentos diversos leva a empresa e os colaboradores a observar cenários, problemas e desafios sob diferentes perspectivas. Dessa forma, se amplia o espírito de cooperação, colaboração e inovação em todos os níveis e processos da Randoncorp.
Ações contínuas
O Chief People & Culture Officer (CPCO) da Randoncorp, Marcos Baptistucci, explica que fortalecer uma cultura inclusiva e diversa é, por si só, um trabalho constante, pois passa por flexibilizar o modo de pensar, perceber o mundo e o agir de cada indivíduo dentro da organização.
– Promover um ambiente diverso e acolhedor estimula e desenvolve aspectos como inovação e criatividade e, potencializa índices de felicidade, atração e engajamento de profissionais – garante.
Essa cultura está tão enraizada que as próprias lideranças são capacitadas para disseminar e exercer influência em todas as unidades da organização em prol da inclusão e da diversidade, acompanhando movimentos naturais da sociedade.
Além desse compromisso estar integrado à cultura da organização, na Randoncorp o comprometimento com a diversidade impacta os públicos de fora da companhia. Em uma dessas iniciativas, o #JornadaDelas, a proposta é acelerar carreiras femininas, buscando aumentar a representatividade das profissionais mulheres no mercado de trabalho, fortalecendo a equidade de gênero e criando oportunidades de crescimento profissional.
Outro destaque é o programa Liderança do Futuro, que aborda temas como autoconhecimento, estratégia e inovação tecnológica, capacitando gestores para os desafios de um mercado dinâmico. Criado para apoiar a transição profissional, outro programa, o Novos Caminhos – Jornada de Prosperidade, auxilia colaboradores em processo de saída da empresa, sobretudo por aposentadoria, a se conectar com novas oportunidades. A iniciativa os leva a reconhecer suas trajetórias e preparar o crescimento sustentável na carreira.
Outra frente está na educação de crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Florescer, com a formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania e melhoria na qualidade de vida. As atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de educação ocorrem no turno inverso dos estudantes nas cidades de Caxias do Sul e Joinville (SC), além de franquias sociais em municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná.
A Randoncorp ainda investe na aprendizagem com o Programa Iniciação Profissional, promovido pelo Instituto Elisabetha Randon, que tem a missão de preparar jovens para inserção no mercado de trabalho, por meio de uma formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social. A iniciativa oportuniza a jovens na faixa dos 15 anos a realização do curso de Assistente de Logística, realizado em parceria com o SENAI.
Outra iniciativa da companhia, para jovens de 16 a 24 anos, é o programa Qualificar, com formação técnica na área de Operação de Fabricação Mecânica, alinhada aos princípios da empresa e às diretrizes ESG, bem como às necessidades do setor industrial.
Metas ESG avançam
Em 2021, a Randoncorp divulgou sua Ambição ESG com compromissos públicos voltados aos pilares de planeta, pessoas e negócios. São eles: reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, zerar a disposição de resíduos em aterro industrial até 2025, reutilizar 100% do efluente tratado até 2025, duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025, zerar acidentes graves e ampliar a receita líquida anual gerada por novos produtos.