A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) reverberou na maioria dos governos mundiais e ganhou eco nos meios de comunicação para reduzir a proliferação da covid-19. Por conta da pandemia de coronavírus, a maioria das pessoas tem trabalhado de casa. No entanto, o ambiente residencial nem sempre é saudável para o corpo.
A quiropraxista Rossélie Almeida faz um alerta: a mudança para o teletrabalho pode ser um fator decisivo para que dores nos ombros, pescoço e coluna possam aparecer.
— É normal sentir mais desconforto nesta quarentena, pois nós estamos nos movimentando menos. Para quem está trabalhando em home-office, o local não costuma ser tão adequado quanto na sede da empresa — destacou.
Por isso, GaúchaZH pediu que a profissional listasse dicas para quem está em home-office. Confira as quatro orientações para tornar o ambiente de trabalho mais confortável e saudável dentro de casa:
- Elevar o computador. A tela precisa estar em uma altura mais confortável em relação à dos olhos e também ao pescoço. Um livro pode ser um importante aliado.
- Afastar o computador/notebook da borda para que possa apoiar os braços sobre a mesa. Uma maior distância aumenta o conforto para os braços e auxilia na postura.
- Colocar uma almofada ou toalha dobrada nas costas, na altura da lombar, para melhorar a postura.
- Aproximar a cadeira da mesa. Um maior afastamento pode prejudicar o ângulo das costas e ombros.
Ainda de acordo com a profissional, as pessoas mais baixas ganham uma "dica extra". Para quem não alcança os pés no chão, é indicado colocar um apoio para que haja maior estabilidade.