O isolamento social por causa do coronavírus segue em voga e, à medida que a pandemia avança no Brasil e no mundo, pode ser mais difícil permanecer com esperança de dias melhores. Pensando nisso, GaúchaZH selecionou oito filmes disponíveis para streaming que trazem mensagens positivas, em meio aos tempos difíceis. Confira a seguir.
À Procura da Felicidade (Netflix e Globoplay)
(The Pursuit of Happyness) Drama, livre. De Gabriele Muccino. Estados Unidos, 2006, 117 min.
Filme de Gabriele Muccino, inspirado na história real de Chris Gardner, interpretado por Will Smith. A produção acompanha a odisseia de Chris, sempre ao lado do filho pequeno, para dar a volta por cima depois de perder o emprego, suas economias e até sua casa.
Forrest Gump (Netflix e Globoplay)
Comédia dramática, 14 anos. De Robert Zemeckis. Estados Unidos, 1994, 142 min.
Longa de Robert Zemeckis vencedor do Oscar de melhor filme, diretor e ator, para Tom Hanks. A trama acompanha 40 anos da história dos Estados Unidos pelos olhos de um homem que, mesmo com um QI abaixo da média, acaba convivendo com grandes personalidades e participando de episódios marcantes. Herói de guerra, magnata e profeta, ele não é inteligente, mas leva uma vida brilhante.
Gênio Indomável (Netflix)
(Good Will Hunting) Drama, 14 anos. De Gus Van Sant. Estados Unidos, 1997, 126 min.
Filme de Gus Van Sant, com Robin Williams, Matt Damon e Ben Affleck. Na história, Will é um gênio da matemática que trabalha limpando o chão de uma das maiores universidades dos Estados Unidos, até ser descoberto por um professor que acredita em seu potencial. Ele é um rapaz problemático, contudo, e um psicanalista precisa ir além do banal para recuperar suas habilidades sociais.
Intocáveis (Now Online)
(Intouchables) Comédia dramática, 14 anos. De Olivier Nakache e Eric Toledano. França, 2011, 113 min.
Olivier Nakache e Eric Toledano adaptam a história real de Phillippe Pozzo di Borgo, milionário tetraplégico que criou um forte laço de amizade com o enfermeiro argelino que foi seu braço direito, Abdel Sellou. No filme, Phillippe é interpretado por François Cluzet. Mas Abdel ganhou o nome de Driss (vivido por Omar Sys) e representa outra ex-colônia francesa na África, o Senegal.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Amazon Prime Video)
(Le fabuleux destin d'Amélie Poulain) Comédia romântica, 14 anos. De Jean-Pierre Jeunet. França, 2001, 129 min.
Com treze indicações ao CÉSAR e cinco ao Oscar, a comédia romântica francesa de Jean-Pierre Jeunet também foi um sucesso com o público. Em tons de amarelo, vermelho e verde, o filme mergulha no peculiar universo de Amélie (Audrey Tautou), uma jovem inocente que busca transformar a realidade a partir de pequenos gestos de amor.
O Lado Bom da Vida (Amazon Prime Video)
(Silver Linings Playbook) Comédia dramática, 12 anos. De David O. Russell. Estados Unidos, 2012, 122 min.
Bradley Cooper dá vida a Pat Solitano Jr., que, após um colapso nervoso, decide recomeçar a sua vida como um homem melhor. No seus planos, o grande objetivo é reconquistar sua ex-esposa. Antes de reencontrá-la, contudo, a emocionalmente instável Tiffany cruza seu caminho, interpretada por Jennifer Lawrence — que conquistou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel. Do cineasta David O. Russell, com participação de Robert De Niro e Jacki Weaver.
Um Sonho de Liberdade (HBO Go)
(The Shawshank Redemption) Drama, 16 anos. De Frank Darabont. Estados Unidos, 1994, 142 min.
Filme com Tim Robbins e Morgan Freeman, inspirado no livro Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King. . A história do banqueiro (Tim Robbins) condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Após anos na cadeia, ele se acostuma à vida na penitenciária e faz até amizades dentro do cárcere.
Um Sonho Possível (HBO Go)
(The Blind Side) Drama, 10 anos. De John Lee Hancock. Estados Unidos, 2010, 128 min.
Filme de John Lee Hancock. Sem teto, sem família e sem perspectivas, o jovem Michael (Quinton Aaron) está a beira do colapso quando é abrigado por mulher (Sandra Bullock) e seu marido. Com a ajuda de um treinador de futebol, da escola e de sua nova família, o jovem tem a chance de mudar seu futuro por meio do esporte.