A brasileira Ana Vitória Magalhães terminou na 74ª posição a prova de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (4). Tota, como é conhecida, concluiu o percurso de 158 quilômetros em 4h10min47s. O pódio foi composto por representantes dos Estados Unidos, dos Países Baixos e da Bélgica.
Kristen Faulkner, dos EUA, ficou com o ouro. A atleta concluiu a prova em 3h59min23s. Marianne Vos, dos Países Baixos, e Lotte Kopecky, da Bélgica, conquistaram a prata e o bronze, respectivamente.
Essa foi a primeira participação de Tota em Olimpíadas. A carioca de 23 anos nasceu em uma família de ciclistas e pedala desde os 15.
Aos 18 anos, participou de uma prova no sul de Minas Gerais, na qual competiu ao lado de Bernardinho, o treinador campeão olímpico de vôlei com a seleção brasileira, que era uma pessoa próxima da sua família. Foi ele quem a incentivou a se dedicar ao ciclismo de estrada.
Começou a carreira profissional em meio à pandemia e, depois, foi para a Espanha com o objetivo de integrar a equipe de alta competição e se especializar no esporte.
Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, terminou na quarta colocação da prova de corrida, apenas 54 segundos atrás da terceira colocada, que ficou com o bronze.