As Olimpíadas de Paris 2024 serão o segundo evento que conta com categorias de skate na história dos Jogos. Do street ao park, saiba as diferenças entre as modalidades.
Diferenças de Skate street e park
Skate street
A tradução do nome já diz tudo: skate de rua. O street simula a essência das ruas urbanas, utilizando elementos das cidades como a pista própria e respectivos obstáculos — escadas, corrimãos e bancos.
Ao ge.globo, o supervisor de competições da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), Marcos Hiroshi, detalhou a modalidade:
— O street acontece em uma área que replica verdadeiros obstáculos de rua, como escadarias, corrimãos, bordas, gaps, muretas etc. E na área de competição do Street esses obstáculos são dispostos e montados de uma forma que possibilite a utilização de diferentes maneiras, seja em sequência ou de forma individual.
Skate park
A modalidade é a pista tradicional em uma área escavada, que lembra uma piscina. Inclui obstáculos colocados previamente, como bowls, half-pipes, quarter-pipes e demais rampas variadas.
— Apesar de exigir habilidades de diferentes modalidades do skateboard, o park é essencialmente realizado em rampas com transição. Os aéreos e as manobras de borda são habilidades comuns para skatistas praticantes dessa modalidade — disse Hiroshi.