A terceira medalha do Brasil no judô em Paris pode vir nesta quarta-feira (31). Na repescagem da categoria até 90kg, após ser eliminado nas quartas, Rafael Macedo bateu o sul-coreano Han Ju-yeop e se garantiu na disputa direta pelo bronze.
Em uma luta que durou pouco mais de três minutos, o brasileiro aplicou wazari em Han Ju-yeop e, na sequência um ippon. Restavam menos de 40 segundos para a luta acabar quando foi decretada a vitória para Rafael. O brasileiro vai enfrentar o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou (derrotado pelo japonês Sanshiro Murao) na luta pela medalha de bronze. O duelo pelo pódio ocorre já na tarde desta quarta.
Até aqui, o judô rendeu duas medalhas ao Brasil em Paris: a prata de Willian Lima (66kg masculino) e o bronze de Larissa Pimenta (52kg no feminino). Se obter o bronze, Rafael pode dar ao Brasil o 27º pódio olímpico do judô — esporte que mais rendeu medalhas para o país na história das Olimpíadas.
Trajetória em Paris
O judoca brasileiro bateu o holandês Noël van’t End em sua estreia para garantir vaga na fase seguinte. Ele venceu no golden score, quando o adversário recebeu sua terceira punição (shido) por tentar evitar um ataque utilizando a cabeça. Depois, nas oitavas, eliminou o romeno Alex Cret, também no golden score, com uma imobilização.
Nas quartas, o brasileiro deu adeus à chance do ouro na categoria. Rafael acabou caindo para a repescagem ao perder para o espanhol Tristani Mosakhlishvili.
Quem é Rafael Macedo?
Aos 29 anos, o paulista Rafael Macedo ocupa a 11ª posição do ranking mundial e coleciona conquistas importantes. No Pan-Americano de Judô, por exemplo, soma quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Ele disputa as Olimpíadas pela segunda vez — em Tóquio foi eliminado na primeira fase.
O judoca ainda faz parte do time brasileiro que brigará por medalha na equipe mista. A competição ocorre no sábado (3) a partir das 5h (horário de Brasília).