A estreia do Brasil no handebol feminino das Olimpíadas foi positiva. Tanto pela vitória de 29 a 18 sobre a Espanha quanto pela grande atuação da goleira Gabriela Moreschi. Ela fez milagres que levaram os usuários nas redes sociais a lhe exaltarem.
Foram defendidos quase metade dos chutes adversários, com um aproveitamento de 45% no duelo com as jogadoras espanholas. O número é consideravelmente alto para a modalidade e foi decisivo para o resultado final da partida.
Quem é Gabriela Moreschi
Nascida em Maringá, no Paraná, Gabriela tem 30 anos e atua no CSM Bucharest, da Romênia, em uma das principais ligas do mundo. Assinou um contrato de duas temporadas depois do vice na Liga dos Campeões da Europa pelo SG BBM Bietigheim, da Alemanha.
Revelada pelo Jundiaí HC, de São Paulo, a goleira também tem passagens por: Larvik HK, da Noruega, Magnura Cisnadie, da Romênia, Fleury Loiret, da França.
Pela seleção, Gabriela foi ouro nos Jogos Pan-Americanos 2023 e levou o prêmio de melhor goleira da competição. Em 2018, esteve na campanha do título brasileiro nos Jogos Sul-Americanos.
A última atuação da jogadora de 1,90m de altura repercutiu das redes sociais até a imprensa internacional. Sua história fica ainda mais bonita ao relembrarmos que acabou cortada dos Jogos de Tóquio 2020, realizados em 2021:
— Não é fácil esperar tanto (para estar em outra Olimpíada). Acho que isso me trouxe uma força diferente. Estou muito feliz por chegar aos Jogos Olímpicos. E cheguei do jeito que queria chegar, como titular da seleção, podendo ajudar da melhor forma. Não sei como seria em outra oportunidade, mas estou muito feliz assim — afirmou para o Uol, após o jogo desta quinta.