Em sua quarta participação olímpica, o gaúcho Guilherme Toldo caiu logo em sua estreia na Olimpíada de Paris nesta segunda-feira (29). No florete individual masculino, na esgrima, o atleta do Grêmio Náutico União perdeu para o chinês Ziwei Mo por 15 a 7.
O adversário do gaúcho controlou grande parte do confronto. Toldo teve uma desvantagem de oito pontos (11 a 3), mas conseguiu se recuperar e chegou a 14 a 7. No entanto, na primeira ação do segundo tempo, o chinês conseguiu um toque e eliminou Toldo.
— Treinei bastante, estudei ele bastante, montei algumas estratégias que não funcionaram. Comecei a ficar ansioso e não consegui me concentrar. Ele foi muito competente para anular o que eu tinha preparado. Estou entre os 20 do mundo, é impactante, mas para mim não é suficiente, mas hoje foi o que eu consegui fazer — disse Toldo à reportagem de Zero Hora após o confronto.
Aos 31 anos, sua melhor participação segue sendo a dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, quando surpreendeu ao vencer três vezes e chegar às quartas de final (terminando entre os oito melhores da Olimpíada).
Com a derrota de Toldo na segunda rodada, a esgrima brasileira se despede dos Jogos Olímpicos de Paris. No sábado (27), Nathalie Moellhausen, na espada, e, no domingo (28), a gaúcha Mariana Pistoia, no florete, foram eliminadas no jogo inicial.