A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou o gaúcho Luiz Peniza como novo capitão da equipe feminina do Brasil. Auxiliar técnico desde 2018, Peniza foi promovido e terá seu primeiro desafio no classificatório para as finais da Billie Jean King Cup, contra a Alemanha, nos dias 12 e 13 de abril, em solo brasileiro (o local do confronto ainda será anunciado).
Natural de Santana do Livramento, o novo capitão iniciou sua carreira atuando pelo Clube Campestre da cidade da Fronteira. Formado em Educação Física, passou a se dedicar profissionalmente ao esporte atuando como técnico do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT).
Além de coordenador técnico geral da academia ADK TENNIS de Itajaí, em Santa Catarina, foi o treinador de Rafael Matos no Australian Open de 2023. A campanha acabaria com o título de Matos no torneio de duplas mistas ao lado de Luisa Stefani.
— Fiquei muito feliz em receber esse convite para ser o capitão do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup. Gostaria de agradecer a confiança do presidente Rafael Westrupp, bem como de todos os colegas da CBT. Minha experiência de quatro anos como auxiliar técnico da equipe feminina, e todo o processo de desenvolvimento como treinador, contribuirão para a responsabilidade que esse cargo exige — disse Peniza sobre a escolha.
Em busca de uma vaga inédita para as finais do torneio, o presidente da CBT, Rafael Westrupp, confia na evolução da equipe para os próximos anos:
— Estamos em um constante processo de evolução e revisão dos processos, ouvindo e nos alinhando com todos os envolvidos, e acreditamos que era o momento de mudarmos o comando em busca de algo inédito dentro desta importante competição. Aproveito para agradecer todo o trabalho realizado pela Beta Burzagli ao longo dos últimos anos, e desejar muito sucesso ao Peniza, à nova comissão técnica e às tenistas neste desafio.
Além de Luiz Peniza como novo capitão, a comissão técnica passará a contar com a participação de Rafael Pacciaroni, atual técnico da tenista Bia Haddad Maia. Ele será o auxiliar técnico.