Prevista para o dia 21 de julho, em Mônaco, a volta de Alison dos Santos às pistas foi antecipada. Campeão Mundial em 2022, em Eugene, nos Estados Unidos, e bronze nas Olímpiadas de Tóquio, em 2021, Piu, como é conhecido, correrá os 400m rasos em Silésia, na etapa polonesa da Diamond League, no próximo domingo (16). Essa não é a tradicional prova dele, mas ele já correu a distância sem obstáculos em outras oportunidades.
O atleta brasileiro está afastado das provas há 10 meses. Em 14 de fevereiro, quando ainda estava no início da preparação para a temporada de 2023, ele foi submetido a uma cirurgia no joelho, após sentir dores durante um treinamento em São Paulo.
No principado, no dia 21, aí sim Alison irá correr os 400m com barreiras, prova que venceu no Mundial do ano passado. Se lá Karsten Warholm, atual campeão olímpico, estava fora de ritmo de corrida, o norueguês, agora, vive uma melhor fase.
O brasileiro tem 22 anos e teve DE passar por uma cirurgia de retirada parcial do menisco em fevereiro. O medalhista olímpico foi submetido a uma artroscopia no joelho direito em razão da lesão no menisco lateral, constatada uma semana antes.
Em 2022, Alison foi campeão da Diamond League de forma invicta, sem perder nenhuma prova da qual participou no circuito. Neste ano, ele ainda não competiu.