A organização dos Jogos Olímpicos em Tóquio anunciou, nesta quarta-feira (4), 29 novos casos de covid-19. Este é o maior número de infecções totais registradas no evento desde que se iniciou a contagem em 1º de julho. Com isso, o número total de testes positivos para a doença chega a 322.
Destes 29 novos casos, quatro são de voluntários e dois de comissões técnicas. Quatro atletas também testaram positivo - o boletim informa que três são da equipe grega de nado sincronizado. Até então, o número de competidores infectados pela doença em um dia nunca tinha passado de três simultâneos, dado registrado nos dias 18, 23, 26, 29 e 30 de julho.
O maior número de pessoas acometidas pela doença fica por conta do pessoal contratado: foram 19 nesta quarta-feira e 172 desde o início do mês passado. Jornalistas e funcionários da organização não tiveram nenhum resultado positivo para a covid-19 hoje. Em termos de rastreamento dos casos, três dos infectados estavam hospedados na Vila Olímpica.
Seguindo a tendência do número total, 24 dos casos confirmados são de pessoas que residem no Japão (total de 203) e cinco de não residentes (total de 119). Neste último grupo, há também outros cinco casos anunciados pelos governos municipais de cidades que sediam campos de treinamento - se contabilizados, este número passaria de 119 para 124 casos positivos.
No domingo, enquanto Rebeca Andrade conquistava a medalha de ouro na ginástica artística, um grupo de japoneses realizava, do lado de fora do ginásio, um protesto contra a realização dos Jogos Olímpicos no país. A manifestação ocorreu um dia após a capital japonesa registrar mais um recorde diário de novos casos de covid-19.
O grupo, de aproximadamente 40 pessoas, circulou entre os principais locais de competição do bairro de Ariake, com gritos de ordem, faixas e cartazes pedindo o cancelamento dos Jogos.
No último sábado (31), Tóquio registrou 4.058 novos casos, sendo que 21 foram de pessoas ligadas às Olimpíadas. O Comitê Olímpico Internacional (COI) alega que o agravamento da pandemia na capital japonesa não tem relação com os Jogos.