No levantamento de peso feminino, categoria até 87kg, a brasileira Jaqueline Ferreira não conseguiu classificação para a próxima fase e não tem mais chances de medalha nas Olimpíadas de Tóquio. A atleta ficou na quarta colocação do grupo B, e levantou 215kg no total. A halterofilista ficou atrás de Yeounhhe Kang (COR) Lidia Perez (ESP) e Clementine Noumbissi (CAM).
— Faltou preparação. Estou vindo de uma lesão que prejudicou muito meu treino principalmente pra segunda parte do arremesso, como deu pra ver. Eu não tinha feito nenhum peso desse nos treinos. Mas valeu por mais uma experiência olímpica. Muito gratificante representar mais uma vez o Time Brasil, peço desculpas pelo resultado e agradeço demais todo apoio — disse Jaqueline ao jornalista André Silva, de GZH.
A atleta levantou 100kg no arranque e 115kg no arremesso, mas não conseguiu realizar o mesmo com 124kg e acabou ficando fora da disputa. A sul-coreana levantou 231kg somados, a espanhola 225kg, e a camaronesa 224kg. A australiana Nahu Andrews ficou na quinta colocação, com 206kg somados.
— A classificação foi complicada porque, por causa da pandemia, eles foram mudando critérios e a gente só teve certeza da classificação no último momento. Foi difícil manter o foco. Mas o que faltou mesmo foi treino por causa da lesão. Mas o time veio com o propósito de dar tudo, buscar a melhor colocação, quem está aqui é por tudo ou nada. A gente arrisca nem que seja para ganhar uma posição — concluiu a brasileira