Não deu para o Brasil no vôlei feminino. Depois das brasileiras chegarem invictas na final (sete vitórias em sete jogos), a equipe não conseguiu ser párea para as americanas e acabou as Olimpíadas de Tóquio com a medalha de prata. O primeiro ouro da história dos Estados Unidos entre as mulheres na modalidade veio com 3 sets a 0 (21/25, 20/25 e 14/25), confirmando o favoritismo.
O primeiro set começou com as norte-americanas abrindo 4 pontos de vantagem. A reação apareceu em uma jogada de ataque de Fernanda Garay. Rosamaria também teve destaque, protagonizando bloqueios que resultaram em pontos para a seleção brasileira.
Quando a partida ficou mais equilibrada, com o placar de 14 a 15 para os Estados Unidos, houve uma pausa. Após a conversa, as norte-americanas voltaram mais focadas, sob o comando da experiente Jordan Larson. Confiantes, seguiram marcando e garantindo a vantagem. O set terminou em 25 a 21 para os Estados Unidos.
O segundo set prometia ser mais parelho, sendo disputado ponto a ponto em seu início, porém a seleção dos Estados Unidos mais uma vez se mostrou superior. As norte-americanas chegaram a abrir 8 pontos de vantagem quando o set estava 20 a 12.
Mais uma vez, Fernanda Garay se mostrou participativa, e liderou uma reação da equipe brasileira. Os ataques e bloqueios não foram suficientes para reverter o placar, e no fim do set as americanas se sobressaíram com 25 a 20.
O terceiro e último set foi marcado pelo desequilíbrio. A seleção dos Estados Unidos estava muito bem estruturada taticamente, enquanto as brasileiras mostraram abalo com o resultado negativo.
A diferença de pontos chegou a 10, quando o placar estava 22 a 12 para os Estados Unidos. A confirmação veio rapidamente, sem reação brasileira. Nas mãos dela, Jordan Larson, veio o ponto de ouro. O set que deu a medalha dourada aos Estados Unidos terminou 25 a 14.
O Brasil venceu o ouro em cima dos Estados Unidos em outras duas finais olímpicas: em Pequim (2008) e em Londres (2012). No total, a seleção brasileira soma cinco medalhas no vôlei feminino. São duas medalhas de ouro e duas de bronze; a prata conquistada em Tóquio é primeira na sua história.