Os Estados Unidos chegaram a mais uma final de esporte coletivo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seleção norte-americana de basquete feminino confirmou a superioridade e venceu a Sérvia por 79 a 59. A adversária na decisão será o Japão, que passou pela França.
A seleção dos Estados Unidos começou a partida tendo superioridade e não teve dificuldades de construir vantagem no primeiro quarto: 25 a 12. Com muitos erros das sérvias, o domínio norte-americano seguiu no segundo, abrindo 41 a 23. No segundo tempo, apenas controlou a vantagem para confirmar a classificação.
Desde 1992, a seleção feminina de basquete dos Estados Unidos não perde uma partida em Olimpíadas. De lá para cá, as estadunidenses venceram 54 jogos. Elas têm seis ouros consecutivos no esporte.
Na partida entre Japão e França, as japonesas também não enfrentaram muitos obstáculos na vitórias que as levou à final. As francesas não trouxeram perigo às adversárias, já que o Japão dominou a pontuação da partida desde o início e venceu por 87 a 71.
A grande final ocorre no sábado, às 23h30min (horário de Brasília). Já a disputa pelo bronze será jogada às 4h, no mesmo dia.