O espanhol Alberto Ginés López se tornou nesta quinta-feira (5) o primeiro campeão olímpico de escalada da história, triunfando com grande suspense em um conjunto de três provas, na estreia desta modalidade, nos Jogos de Tóquio.
Ele venceu a prova de velocidade, terminou em sétimo na prova de bouldering e ficou em último na terceira, a lead — também chamada de prova de dificuldade. López somou 28 pontos ao total, a menor pontuação, e ficou com o ouro.
Contrariando as expectativas no Aomi Urban Sports Park, o jovem escalador de 18 anos conquistou a medalha de ouro ao vencer o americano Nathaniel Coleman, que levou a prata, e o austríaco Jakob Schubert, que ficou com o bronze.
O favorito a um lugar no pódio era o tcheco Adam Ondra, dono de 11 medalhas em Mundiais, mas ele teve um começo ruim nas duas primeiras tentativas e se recuperou no final. No entanto, o primeiro lugar do austríaco Jakob Schubert na última prova do dia o tirou do pódio.
O formato de disputa nas Olimpíadas é o combinado, em que os resultados das três modalidades (speed, boulder e lead) são multiplicados. O objetivo é fazer o menor número possível de pontos em cada uma delas.