Em busca de chegar à disputa de mais uma medalha de ouro, a seleção brasileira de vôlei feminino entrará em quadra às 9h desta sexta-feira (6), no horário de Brasília, pelas semifinais do torneio olímpico. O jogo terá transmissão da Globo e do SportTV2. Mesmo com todo o favoritismo, as brasileiras terão de superar não só a Coreia do Sul, como também a ausência da oposta titular Tandara, que foi suspensa dessas Olimpíadas após punição por doping.
Esta será a segunda partida entre as seleções nesta edição de Jogos Olímpicos. Na estreia de ambas as equipes, o Brasil conseguiu uma vitória tranquila, na qual enfrentou pouquíssima dificuldade para fechar o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/22 e 25/19.
No entanto, as coreanas cresceram na competição e, nas quartas de final, eliminaram a Turquia (favorita no confronto), em um jogo duro vencido por 3 sets a 2. Na mesma fase, as brasileiras enfrentaram um adversário ainda mais duro, mas fizeram uma excelente apresentação diante das atletas do Comitê Olímpico Russo vencendo jogo por 3 sets a 1.
Um trunfo das coreanas nesta sexta-feira poderá ser o desfalque de Tandara, uma principais atacantes do time brasileiro. No início da manhã desta sexta-feira no Japão, a seleção brasileira foi surpreendida com uma punição à oposta, titular do time de José Roberto Guimarães. A atleta foi suspensa de forma preventiva por supostamente ter violado as regras antidopagem das Olimpíadas. A investigação do caso está em andamento.
Quem avançar à final terá pela frente a forte seleção dos Estados Unidos, que atropelou a Sérvia, atual campeã do mundo, por 3 sets a 0 na outra semifinal. A final será disputada no domingo, à 1h30min, pelo horário de Brasília. A disputa do bronze ocorre um pouco mais cedo, no sábado, às 21h.