O brasileiro Ygor Coelho estreou com vitória nesta segunda-feira no torneio de simples masculino do badminton nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O carioca de 24 anos derrotou Georges Julien Paul, das Ilhas Maurício, por 2 a 0, com parciais de 21-5 e 21-16.
O triunfo no Musashino Forest Sports Plaza, na capital japonesa, foi inédito para o Brasil nesta modalidade. Ygor já havia feito história ao ser o primeiro atleta brasileiro a disputar o torneio de badminton em uma edição de Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em 2016.
— É histórico pro meu pais. Eu estou muito feliz, mas eu ainda quero mais. Eu sou jovem. Nesses últimos cinco anos eu agradeço ao Comitê Olímpico do Brasil por ter me dado uma treinadora, por ter me ajudado, por ter apostado em mim. Eu já tinha ganhado dele antes, eu sabia que eu seria favorito nesse jogo e isso é perigoso. Em Olímpiadas todo mundo joga bem. Mas eu entrei no primeiro set bem, confiante, mostrando tudo que eu posso e no segundo set eu fiquei nervoso. Não sei como explicar. Fiquei ansioso — disse Ygor após a partida.
O brasileiro volta a competir na quarta-feira (28), contra o japonês Kanta Tsuneyama. Os dois nunca se enfrentaram.
No torneio individual feminino, pelo Grupo H, a brasileira Fabiana Silva lutou até o fim em sua estreia em Jogos Olímpicos mas acabou perdendo para a ucraniana Maria Ulitina por 2 sets a 0, com parciais de 21-14 e 22-20.
— Eu estava bem feliz de estar em quadra. Eu entrei numa expectativa grande de fazer uma boa partida, de ir para cima, de ganhar o jogo. Eu estudei o jogo da minha adversária. E eu fui para cima. Eu abri no segundo set, fiz um jogo para cansar a minha adversária, para ir para o terceiro tempo. Eu estava inteira no jogo, abri bastante pontos, mas não consegui fechar o segundo set. Estou bem chateada com isso. Era um jogo que eu lutei muito do início ao fim para tentar a vitória — ressaltou Fabiana.