O sonho de Nathalie Moellhausen ser a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha em Olimpíadas na esgrima acabou logo na estreia, em Tóquio. Nesta sexta-feira (23), no horário brasileiro, a esgrimista foi derrotada, na modalidade espada, pela italiana Rossella Fiamingo por 10 a 9, em um jogo disputadíssimo.
Neta de brasileira e com cidadania do país desde 2014, Nathalie passou praticamente todo o duelo atrás de Rossella. Faltando 28 segundos para o fim do terceiro e último período, ela conseguiu empatar o jogo em 9 a 9. No tempo extra, a europeia, bicampeã mundial, marcou um ponto primeiro e venceu por 10 a 9.
Aos 35 anos, Nathalie é o principal nome brasileiro da modalidade. Em 2019 foi campeã mundial e atualmente ocupa o quarto lugar no ranking mundial.
— É um momento difícil. Sei que eu dei o meu melhor. Sabendo que a adversária era uma das mais complicadas. Me preparei ao máximo para ganhar dela. Com certeza, é uma derrota que faz mal, mas passará. Ela (Rosella) é esperta e consegui fazer um jogo com ela que eu nunca fiz. Quando mudei, após os primeiros toques, ela começou a perder o controle. Fiz o que tinha preparado nos últimos dois meses. Depois, ativei as novas estratégias, acreditei até o último toque — avaliou a atleta de 35 anos, que promete tentar uma medalha em Paris-2024.
— Penso em Paris. Com certeza, não gostei dessa derrota. Quero expressar o trabalho gigante que eu fiz. Veremos. Gostaria de trazer mais medalhas para o Brasil — afirmou.
O Brasil tem mais um esgrimista entrar na pista em Tóquio 2020. O gaúcho Guilherme Toldo disputa no domingo a prova do florete. As disputadas começam às 21h25.