Dois brasileiros seguem vivos na disputa de vela nas Olimpíadas de Tóquio no segundo dia de competição na modalidade. Robert Scheidt e Patrícia Freitas entraram na água na madrugada desta segunda-feira (26). Enquanto o multicampeão subiu para a oitava colocação na classe laser, a representante feminina é 11ª na RS:X.
Patrícia fez uma campanha constante nesses dois primeiros dias de competição. Mesmo distante das líderes, ainda tem chances de disputar a regata final. A francesa Charline Picon, com 14 pontos perdidos, lidera, seguida pela britânica Emma Wilson e pela chinesa Lu Yunxu, com 14 e 16, respectivamente. Patrícia perdeu 50 pontos até o momento.
Scheidt teve de pagar punições na primeira corrida por ter tido problemas durante a chegada da primeira marca, o que fez ele estar em 31º após a segunda marca.
O brasileiro conseguiu finalizar em 10° após uma incrível recuperação. Na segunda regata do dia, Scheidt se manteve nas primeiras colocações durante todo o percurso e fechou em quarto.
A participação de Scheidt em Tóquio é a sua sétima em Jogos Olímpicos. O atleta foi ouro em Atlanta 1996 e Atenas 2004, prata em Sydney 2000 e Pequim 2008 e bronze em Londres 2012. No Rio 2016, única edição dos Jogos na qual participou e não ganhou medalha, terminou em quarto lugar.