Mesmo com três medalhas olímpicas no currículo, o nadador francês Florent Manaudou não se considera favorito ao ouro nos 50m nado livre, em Tóquio. Em entrevista exclusiva a GZH, o atleta reconheceu que o atleta mais rápido do mundo hoje na modalidade é o norte-americano Caleeb Dressel, mas disse que deseja subir ao pódio ao lado do brasileiro Bruno Fratus.
— Será uma prova equilibrada. Acho que o Caleeb (Dressel, norte-americano) está um pouco mais rápido do que a gente, mas nos 50m nem sempre o melhor nadador do momento ganha a medalha de ouro, pois esta prova costuma ser muito disputada. Espero, no final, estar no pódio ao lado do Bruno Fratus — disse Manaudou, ao identificar que o repórter de GZH era brasileiro.
Um dos principais nadadores do mundo, Manaudou foi medalha de ouro nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando superou o brasileiro Cesar Cielo, que era considerado o grande favorito na ocasião. Já no Rio de Janeiro, em 2016, o francês foi medalha de prata nos 50m livre e no revezamento 4x100m livre.
— Os 50m costumam ser muitos equilibrados. Mas o próximo passo agora é ir para a semifinal e depois ver o que acontece na final. Eu só quero aproveitar a prova. Sei que, se eu estiver feliz com o meu nado, vou nadar mais rápido — declarou.
Na fase classificatória, nesta sexta (30), o líder foi justamente o americano Caleeb Dressel, que completou os 50m em 21s32, ficando a apenas dois centésimos de bater o recorde olímpico, que desde 2008 pertence a Cesar Cielo.
Já Florent Manaudou ficou em segundo lugar, com 21s65, enquanto Bruno Fratus terminou em quarto, com 21s67. Os três avançaram com facilidade para as semifinais, que estão previstas para esta sexta, às 23h10min (pelo horário de Brasília). Já a final dos 50m livre está marcada para sábado, às 22h30min.
— Estou na minha terceira Olimpíada e já ganhei três medalhas. Claro que espero ganhar mais, mas primeiro penso em desfrutar deste momento para poder fazer o melhor possível — finalizou Manaudou.