A brasileira Giullia Penalber assumiu a liderança do ranking mundial da United World Wrestling (UWW), atualizado este mês pela entidade que rege a modalidade. A atleta de 28 anos saltou do quinto para o primeiro lugar da categoria até 57 kg do estilo livre feminino, após vencer o Troféu Matteo Pellicone, em Roma, na Itália, no começo deste mês.
— Estou muito feliz com essa medalha, este título e a liderança no ranking, não só por ser a minha primeira em ranking series, como também por ser minha primeira do ano, indicando que o trabalho que temos feito foi muito proveitoso. Gostaria de dedicar a todos que deram suporte para que pudéssemos viajar e nos preparar, ao Time Brasil, CBW, Marinha, e também gostaria de agradecer em especial ao técnico Pedro Garcia e aos meus companheiros de treino, cruciais nesse período — comentou a atleta de 28 anos.
Giullia foi uma das poucas lutadoras a subir ao alto do pódio em 2020 antes da paralisação das competições internacionais. Ela venceu o Campeonato Pan-Americano de Wrestling realizado em março, no Canadá, e assumiu naquela época a posição de número 5 no ranking mundial. O hiato entre competições internacionais não afetou a brasileira que não só se manteve no topo ao vencer o torneio italiano, como assumiu a liderança do ranking internacional e ainda busca a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
— Estou feliz com o título na Itália foi muito motivador ver que esse tempo sem competições foi produtivo, mas sei que ao mesmo tempo fico bastante visada e aguardo lutas duras nas próximas competições. Vencer sempre dar mais motivação para seguir em busca da vaga olímpica —afirma a medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.
Outras três brasileiras estão no top-10 do ranking mundial: Lais Nunes ocupa o terceiro lugar nos 62kg; Aline Silva está em quinto nos 76kg e Kamila Barbosa é a sexta nos 50kg