O Brasil conquistou mais duas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no taekwondo. Milena Titoneli (até 67 quilos ) e Ícaro Miguel (até 80 quilos ) venceram as duas lutas que fizeram nesta quinta-feira (12), no Pré-Olímpico de Heredia, na Costa Rica, e carimbaram passaporte para o Japão.
Na quarta-feira (11), Edival Marques, o Netinho (até 68kg), também garantiu sua classificação. O Brasil ainda teve mais uma chance de qualificação com Talisca Reis (até 49 quilos ), mas ela acabou derrotada na luta decisiva. Com isso, o Brasil chega a 174 atletas classificados para Tóquio 2020, em 19 modalidades.
Ícaro entrou direto nas quartas de final por ser o cabeça de chave número 1 da categoria até 80 quilos — é o quinto colocado no ranking olímpico. Na estreia, contra Isiah Pollard, de Trinidad e Tobago, venceu por 22 a 6. Na semifinal, mais uma vitória sem sustos contra Miguel Ferrera, de Honduras, por 33 a 10.
Milena Titoneli também começou a caminhada rumo a Tóquio na segunda fase. Atual campeã dos Jogos Pan-Americanos, a atleta porque está entre as melhores do continente com uma vitória por 22 a 0 sobre a peruana Eliana Vasquez. Na luta decisiva, enfrentou a cubana Arlettys Acosta. Dominante na luta, a brasileira abriu 6 a 0 no começo no terceiro round, mas Acosta conseguiu encostar no placar. Nada que tirasse o controle de Milena, que acabou derrotando a cubana por 7 a 5.