As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze concluíram em nono lugar a regata de medalha do Campeonato Mundial de vela da classe 49er FX, neste domingo (8), em Auckland, Nova Zelândia, e terminaram a competição com o vice-campeonato. Esta foi a quinta vez que as campeãs olímpicas nos Jogos Rio 2016 obtiveram um lugar no pódio do evento - campeãs em 2014 e prata em 2013/15/17/19.
O título ficou com as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, que sagraram-se bicampeãs mundiais. O bronze ficou com as dinamarquesas Ida Marie Baad Nielsen e Marie Thusgaard Olsen.
No masculino, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges terminaram em 19º lugar no 49er . O campeões foram os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke, seguidos pelos alemães Erik Heil e Thomas Ploessel e pelos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell.
Já a dupla do Veleiros do Sul, formada pelo gaúcho Samuel Albrecht e pela carioca Gabriela Nicolino finalizou em 11º lugar na classe Nacra 17. O título doi ganho pelos italianos Vittorio Bissaro e Maelle Frascari, que superaram os dinamarqueses Lin Cenholt e Cp Lübeck. Os australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin completaram o pódio.
O Mundial era classificatório para os Jogos Olímpicos de 2020. A competição distribuiu quatro vagas na classe 49er, cinco na Nacra e outras sete na 49erFX. Os velejadores brasileiros que participam do evento em Auckland já estavam garantidos em Tóquio, pelo desempenho em outros torneios qualificatórios.
Confira os novos classificados para os Jogos de Tóquio:
49er FX
Tina Lutz/Susann Beucke (Alemanha)
Victoria Travascio/María Sol Branz (Argentina)
Paris Henken/Anna Tobias (EUA)
Aleksandra Melzacka/Kinga Loboda (Polônia)
Patricia Suárez/Nicole van der Velden (Espanha)
Kimberly Lim/Cecilia Low (Cingapura)
Julie Bossard/Aude Compan (França)
Nacra 17
Tara Pacheco/Florian Trittel (Espanha)
Qeuntin Delapierre/Manon Audinet (França)
Paul Kohlhoff/Alica Stuhlemmer (Alemanha)
Riley Gibbs/Anna Weis (EUA)
Nicholas Martinsen/Martine Mortensen (Noruega)
49er
Diego Botín/Iago López (Espanha)
Benjamin Bildstein/David Hussl (Áustria)
Bart Lambirex/Pim van Vugt (Holanda)
Lukasz Przybytek/Pawel kolodzinski (Polônia)