O Brasil conseguiu importantes vitórias e neste sábado (25) e avançou à final e disputa de bronze do torneio masculino e às semifinais do feminino, na etapa quatro estrelas de Jinjiang, na China, do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019.
Na primeira semifinal masculina, Evandro/Bruno Schmidt superaram os também brasileiros André Stein/George por 2 sets a 0 (26/24 e 21/15), em 42 minutos. Bruno comentou o duelo contra os compatriotas e analisou a primeira final do time no tour.
— É sempre difícil, nos enfrentamos muito no Brasil, os times se conhecem, e quando chegamos aqui existem várias emoções. Você pode perguntar para qualquer país, é sempre duro quando você compete com um compatriota. O principal para nós foi tentar nos mantermos fortes até o final, conseguimos e estou feliz por isso. Eles (André e George) estão fazendo um excelente torneio aqui, eliminaram a Espanha (Herrera/Gavira), que estão muito bem nesta temporada. Foi uma semifinal excelente, de alto nível, não poderia estar mais satisfeito —disse o campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, ao lado de Alison.
Para chegar ao título do torneio, Evandro/Bruno Schmidt precisarão superar os noruegueses Anders Mol/Christian Sorum às 5h 15 (de Brasília) deste domingo (26). Já André Stein/George encaram os norte-americanos Tri Bourne/Trevor Crabb na disputa da medalha de bronze, a partir da 1h 45 da madrugada.
Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca vão às semifinais femininas
No feminino, o Brasil avançou com duas duplas às semifinais em Jinjiang. A primeira parceria foi Ágatha e Duda, que superaram as compatriotas Carol Solberg e Maria Elisa, nas quartas de final, por 2 sets a 0, com um duplo 21/18, em 37 minutos. Em busca de um lugar na decisão, elas irão encarar as norte-americanas Kerri Walsh e Brooke Sweat, às 23 h (de Brasília) deste sábado (25).
A outra dupla semifinalista é formada por Ana Patrícia e Rebecca, que venceram nas quartas de final o principal time da Alemanha no momento, formado por Julia Sude e Karla Borger, por 2 sets a 1 (21/13, 15/21, 15/11), em 45 minutos. Elas buscam o terceiro título na temporada, após terem conquistado as etapas de Haia (Holanda) e Xiamen (China), ambas de quatro estrelas. Para chegar a mais uma decisão, as brasileiras precisarão derrotar as australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy, às 22h (de Brasília).
O torneio de Jinjiang conta pontos para a corrida olímpica brasileira para os Jogos de Tóquio 2020. As etapas do Circuito Mundial são divididos em estrelas (uma até cinco). A disputa na cidade litorânea chinesa é a quarta do nível quatro estrelas disputado em 2019. Outros cinco desta categoria serão realizados até o final do ano. A competição também dará 800 pontos aos campeões em cada naipe.