O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou oficialmente ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) que a equipe brasileira masculina que disputou o revezamento 4 x 100 m rasos nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 herdou a medalha de bronze, após a desqualificação da Jamaica, que havia sido a primeira colocada na final.
Como o Brasil terminou em quarto lugar, o quarteto formado por Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira vai receber a medalha de bronze pela conquista. Trinidad e Tobago, que terminou em segundo lugar, vai herdar o ouro, e o Japão, que foi o terceiro, receberá a prata.
A decisão do COI foi tomada após parecer da Comissão Disciplinar da entidade e da Corte Arbitral do Esporte (CAS) para desqualificação da equipe jamaicana, composta por Usain Bolt, Nesta Carter, Michael Frater e Asafa Powell e após a reclassificação da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
O COB agora definirá em conunto com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e aos atletas, como será realizada a cerimônia de entrega das medalhas, que ainda estão de posse do COI.
- A decisão já era esperada e agora temos a confirmação, com o comunicado oficial do COI ao COB - disse o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho ao site da entidade.
O Brasil deixou Pequim em 2008 com uma medalha de ouro no Atletismo, conquistada por Maurren Maggi no salto em distância. Depois, a equipe feminina do 4 x 100 m rasos herdou o bronze com a desqualificação da Rússia. O time brasileiro teve Rosemar Coelho Neto, Lucimar Moura, Thaíssa Presti e Rosângela Santos.
Agora, o Time Brasil soma três ouros, quatro pratas e 10 bronzes nos Jogos de Pequim e está em 23º no quadro geral.