A diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu abrir uma investigação contra a Associação Internacional de Boxe (Aiba). Este processo aberto nesta sexta-feira (30) pode culminar com a retirada de reconhecimento da entidade, o que deixa o torneio de boxe dos Jogos de Tóquio 2020 ameaçado.
Em nota publicada nesta sexta, o COI explica que "a decisão foi tomada depois que a Aiba apresentou um Relatório de Progresso ao COI, conforme exigido pela decisão do Comitê Executivo, em 19 de julho de 2018, detalhando sua situação atual em relação à governança, gestão financeira e integridade esportiva".
Segundo a entidade, " o Comitê Executivo reconheceu o progresso da Aiba e seus compromissos destacados em seu Relatório de Progresso, mas vários pontos de preocupação significativa permanecem, em particular nas áreas de governança, ética e gestão financeira".
Desde o momento em que os relatórios foram solicitados, o COI já havia suspendido suas relações com a Aiba e congelado a ajuda financeira anteriormente fornecida. Caso a retirada do reconhecimento da Aiba pelo órgão olímpico seja confirmada, a modalidade poderá ficar fora do programa dos Jogos de Tóquio.
Em seu comunicado, o Comitê garante que "o Conselho Executivo do COI faz todos os esforços para proteger os atletas e garantir que um torneio de boxe possa acontecer nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, independentemente dessas medidas", mas ressalta que no momento a Aiba está proibida de organizar quaisquer competições que possam explorar a marca olímpica.