Foi dada a largada para a corrida olímpica da ginástica artística rumo à Tóquio 2020. Sem apresentação de brasileiros, o Mundial de Doha teve início nesta quinta-feira (25) no Catar. Os dois primeiros dias de competição são reservados para as classificatórias masculinas.
Vinte e quatro seleções se apresentaram em todos os aparelhos. A Rússia foi a melhor equipe do dia e lidera o ranking geral com 258.402 pontos. Seguida por Holanda (245.669) e Suíça (245.186). O atleta destaque também foi russo: Nikita Nagornyy. O ginasta de 21 anos, medalhista de prata por equipe no Rio 2016, é líder do individual geral com 87.098 pontos.
As qualificatórias masculinas continuam nesta sexta-feira (26) com 21 país no ginásio Aspire Dome. O Brasil estreia às 14h (horário de Brasília) com Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto e Lucas Bitencourt, além de Leonardo Souza na reserva. Caio Souza e Lucas Bitencourt farão todos os aparelhos e tentarão a final no individual geral. O medalhista olímpico Arthur Zanetti fará a prova das argolas, o salto e a apresentação no solo. No salto sobre a mesa, Zanetti e Caio Souza realizarão dois saltos — ambos tentarão classificação à final do aparelho.
A equipe feminina do Brasil estreia somente no domingo (28), às 8h (horário de Brasília) com Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis. O canal SporTV 2 transmitirá as finais ao vivo a partir de segunda-feira (29).
As três nações vencedoras em Doha, nas finais equipe, tanto masculina quanto femina, ganharão vagas diretas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020
Confira a escalação masculina do Brasil:
Cavalo com alças: Caio, Lucas, Francisco e Nory
Argolas: Lucas, Caio, Zanetti e Francisco
Salto: Nory, Lucas, Zanetti e Caio
Paralelas: Nory, Lucas, Francisco e Caio
Barra fixa: Lucas, Nory, Francisco e Caio
Solo: Lucas, Nory, Zanetti e Caio